Coluna do Meio

04 de Fevereiro de 2019

TECNOLOGIA COMO ELA É

Por Reginaldo Marinho - r.inventor@gmail.com

 

 

 

AGRICULTURA X TECNOLOGIA

 
O preço de um Boeing 787 equivale 1.000.000 de toneladas de soja, que consumiu 1.500.000m³ de água e ocupou área equivalente a 300.000 campos de futebol na sua produção.
 
Essa carga pesaria aproximadamente 8.000 aeronaves e seria distribuída em um comboio de 25.000 carretas carregadas de soja, que ocuparia integralmente a estrada entre Brasília e Belo Horizonte. 
 
Um Boeing 787 pesa 126 toneladas e é composto de insumos minerais e tecnologia. Conclui-se que a agregação de valor é atribuída à tecnologia. 
 
O governo precisa encontrar um meio de fomentar o desenvolvimento de tecnologias nacionais para gerar riqueza, novos postos de trabalho e fortalecer a estima nacional. 
 
Sem querer demonizar o agronegócio, fica claro que as fontes de riqueza que dinamizam as economias modernas são consequência das atividades ancoradas no desenvolvimento tecnológico, que não exclui as atividades agrícolas. 
 
Mas os recursos naturais são mais pressionados pelo agronegócio: consumo de água, redução de cobertura florestal e uso de defensivos. Mais grave é que o valor agregado às mercadorias é muito inferior.