Papa Francisco

Papa Francisco homenageia pescadores que limpam o mar: 'Iniciativa muito importante'

20 de Janeiro de 2020

Pontífice falou aos pescadores de San Benedetto del Tronto, cidade do centro da Itália situada no Adriático.

Por France Presse

 

 

Papa Francisco homenageia pescadores que limpam o mar — Foto: Vatican News

Papa Francisco homenageia pescadores que limpam o mar — Foto: Vatican News
 
 
 
 
 
O papa Francisco prestou uma homenagem, neste sábado (18), aos pescadores que limpam o mar, recuperando os resíduos de suas redes para reciclá-los, e estimulou que este modelo seja copiado no mundo todo.
 
"Gostaria de manifestar meu especial agradecimento pela limpeza dos fundos marinhos", disse o sumo pontífice aos pescadores de San Benedetto del Tronto, uma cidade do centro da Itália situada no Adriático.
 
"Esta iniciativa é muito importante, pela grande quantidade de resíduos, especialmente de plástico, que vocês recuperam e, acima de tudo, porque isso pode ser - e já está se tornando - um modelo reproduzível em outros regiões da Itália e no exterior", completou Francisco, ao recebê-los no Vaticano.
 
Estes pescadores coletam o lixo, voluntariamente, e depois separam este material para que possa ser reciclado. A cada semana, eles retiram das águas cerca de uma tonelada de lixo. Deste total, em torno de 60% é de plástico. Calcula-se que 80% dos resíduos nos oceanos sejam procedentes de terra firme, e os 20% restantes, da indústria pesqueira e da navegação.