Butantan

Instituto Butantan

30 de Julho de 2020

Onde se passeia, aprende, pesquisa e salva vidas

Silvestre Gorgulho

 

 

O Instituto Butantan é referência no mundo como centro científico de biologia e museus. Está localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. O complexo do Butantan conta com um hospital (Hospital Vital Brazil), uma biblioteca, um macacário, um serpentário e unidades de produção de biofármacos, além de parques e museus.

 

 

Responsável por grande parte da produção de vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, o Instituto foi fundado em 23 de fevereiro de 1901, sob o nome de Instituto Serumtherapico. O Butantan também produz uma grande variedade de soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões.

 
 
Além das atividades diretamente relacionadas a saúde pública, o Instituto Butantã é também um importante ponto turístico, de educação ambiental, contando com um parque e quatro museus (o Museu Biológico do Instituto Butantan, o Museu Histórico, o Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas).
 
 
 
O Instituto Butantan tem no seu serpentário uma das atrações mais visitadas. Ligado ao Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV) do Butantan, o espaço, construído em 1912 e inaugurado em 1914, permite a observação de serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao habitat natural.
 
 
 
 
No Butantan são desenvolvidas pesquisas sobre biodiversidade e conservação, produção de soros antiofídicos, além de atividades educativas.
 
 
 
 
 
MUSEU DE MICROBIOLOGIA - Idealizado pelo Prof. Isaías Raw e concebido por pesquisadores da área da Imuno e Microbiologia, foi inaugurado em 2002. Sua principal missão é estimular a curiosidade científica nos jovens, promover oportunidades para aproximar a cultura científica do público em geral por meio de suas exposições e ações educativas.
 
 
 
 
MUSEU BIOLÓGICO -  O Museu Biológico é o primeiro museu do Instituto Butantan. Está localizado em um edifício histórico, na antiga cocheira de imunização construída na década de 1920. Ele conta com uma exposição zoológica viva e permanente. Serpentes, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seu habitat natural. Além disso, outros animais como lagartos, peixes e insetos também fazem parte da exposição. No Museu Biológico, grande parte dos animais são representantes da fauna brasileira e a exposição tem como objetivo apresentar animais vistos comumente como “assustadores” ou “nojentos” em seu contexto ambiental natural, ressaltando a importância dos diferentes organismos na manutenção dos ecossistemas
 
 
 
 
 
PARQUE DO INSTITUTO BUTANTAN - O Parque do Instituto Butantan localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, possui uma área de 750 mil m², com 60% da sua cobertura composta por fragmento de vegetação que está localizado no interior de uma zona urbanizada. Essa extensa área verde atua como importante refúgio para a biodiversidade, além de desempenhar um papel fundamental na melhoria das condições de vida das cidades e da população do entorno.