|
|||||||||||||||||||
|
Gestão das florestas Estado do Amazonas se protege de grileiros e madeireiros Governo do Amazonas bate recorde na criação de Unidades de Conservação em 2005 e lança metas para 2006 Silvestre Gorgulho 13 de Fevereiro de 2006 O governador Eduardo Braga, do Amazonas, priorizou duas políticas públicas para seu governo: defesa da natureza e defesa do aumento de postos de trabalho no estado. No mês passado, Eduardo Braga comemorou o recorde no número de empregos gerados pelo Pólo Industrial de Manaus, com exatos 100.147 empregos contabilizados. Ao criar o programa Zona Franca Verde, o governo do Amazonas conseguiu outro recorde em 2005: aumentou em 100% suas unidades de conservação. Agora, o governador acaba de lançar a meta para 2006, que é a criação de mais seis áreas protegidas: Novo Aripuanã, Mosaico Matupiri-Igapó-Açu, rio Gregório, Canutama, Pauiní e Mosaico de Nhamundá. ![]()
Para o governador Eduardo Braga, mais do que a conservação da natureza, as novas Unidades de Conservação significam um tributo ao desenvolvimento do homem do interior. "Como verdadeiros defensores da floresta, ribeirinhos, extrativistas, caboclos, indígenas e todos que compõem as populações tradicionais do estado, merecem a garantia do direito de uso da terra, para que enxerguem a floresta como fonte de renda e meio de vida a ser conservado para as próximas gerações", afirmou. Uso racional da floresta em pé Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Projetos Especiais, Rita Mesquita, o governo do estado tem priorizado o uso racional da floresta em pé, optando pela implementação de UCs de uso sustentável, o que garantirá o manejo florestal e consolidará o novo modelo de desenvolvimento, gerador de renda familiar às populações tradicionais da Amazônia. As UCs são um mecanismo do poder público que ajuda a controlar as áreas verdes exploradas em determinada região e, com isso, contribuir para que não haja abusos do homem ao utilizar os recursos naturais do estado além de evitar que populações migrem de uma região para outra em busca de melhores condições de vida. Concurso no Ipaam Iracema Alencar, presidente do Ipaam, informou que está previsto para o primeiro semestre de 2006 a realização de um concurso do órgão. Segundo ela o objetivo da ampliação do quadro é a descentralização do instituto rumo ao interior. "A medida favorecerá a intensificação das ações de fiscalização no Sul da Amazônia, onde haverá a instalação de sete postos integrados", explicou Iracema. Estes postos integrados de fiscalização e monitoramento serão de grande importância para o controle do estado sobre as Unidades de Conservação do Amazonas.
|
|
|||||||||||||||||
|
|
|||||||||||||||||||
Participe
desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil. Folha do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda, SRTV Sul, Quadra 701,Edificio Multi Empresarial - Bloco O - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil – Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438. © Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Meio.
|
|||||||||||||||||||
![]() |
|||||||||||||||||||