| <%-- Menu Esquerdo --%>
<%-- Fim do Menu Esquerdo --%>
|
Carro elétrico
Nasce a ABVE por menos poluição do ar
Associação Brasileira do Veículo Elétrico quer incrementar mercado
25 de Agosto de 2006
O Brasil vai discutir, finalmente, a questão da adoção dos veículos elétricos. O objetivo principal é o de superar as muitas barreiras que impedem a ampla adoção pelo mercado de veículos elétricos. Está mais do que provado de que esse é o transporte do futuro: limpo e eficiente. Para cargas e pessoas. A verdade é que o veículo elétrico é uma realidade em outros países e visa principalmente o bem-estar geral e a preservação do meio ambiente. Acaba de acontecer o VE 2006 - 4° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, organizado pelo INEE. E encontro, em São Paulo, debateu todos os aspectos relacionados aos veículos elétricos, sejam a bateria, híbridos e de célula a combustível. As discussões envolveram os tipos, a eficiência, o mercado, as pesquisas, a divulgação e a matriz energética. Além do seminário houve também uma exposição de tecnologias, produtos e serviços com as novidades dos mercados que envolvem os veículos elétricos. Um outro resultado do VE 2006 foi a criação da Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Constituída no Rio de Janeiro, a ABVE foi criada a partir de estudos realizados em conjunto com a UERJ - Universidade Estadual do RJ no sentido de fortalecer o debate em torno do carro elétrico.

Foi escolhido para dirigir a ABVE o diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética - INEE, Antônio Nunes Júnior (foto). Segundo o presidente, o foco da ABVE são os veículos automotores que utilizam pelo menos um motor elétrico para sua tração, incluindo, dentre outros, os veículos elétricos a bateria, híbridos, de célula a combustível e trólebus, e a infra-estrutura de suporte. Fazem parte do Conselho Diretor Jayme Buarque de Hollanda, presidente do Conselho, Valter Luiz Knihs, da WEG, Eduardo Pires Cassus, da Petrobras, e o professor Luiz Artur Pecorelli Peres, da UERJ, que atuou como membro do Comitê de Organização para criação da ABVE. Para apoiar as atividades de divulgação e de discussão ou conhecer as formas de associação e os projetos a serem desenvolvidos pela ABVE, basta acessaro site www.ABVE.org.br. Para Antônio Nunes Júnior, as ações individuais certamente são capazes de gerar resultados positivos, porém de menor alcance e a um custo maior. "Para superar as diversas barreiras que limitam a opção por veículos elétricos é necessário haver cooperação efetiva das diversas empresas, entidades e indivíduos interessados nos benefícios que veículos elétricos podem proporcionar. A proposta é que essa cooperação seja efetivada através da ABVE, como já existente em vários países", diz. "Não há dúvida que energia e aquecimento global são preocupações centrais da atualidade. O uso de petróleo e de outros combustíveis fósseis é um dos problemas que mais pressionam no mundo hoje. As conseqüências das emissões veiculares no meio ambiente local, regional e global, e os danos comprovados para a saúde das pessoas e do planeta vêm demandando ações urgentes. No Brasil, o setor de transporte,crucial em termos de perda de energia e de emissões de poluentes, pode aumentar sua eficiência e diminuir as suas emissões de poluentes", lembra Nunes, informando que, de acordo com dados dos últimos Balanços Energéticos Nacionais, aproximadamente 56% da energia utilizada no Brasil têm origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural). "O setor de transporte consome 51% dos derivados de petróleo. Motocicletas, carros, vans, ônibus e caminhões produzem grande parte da poluição do ar. Assim, as novas tecnologias são bem-vindas porque podem aumentar a eficiência do uso da energia nesses veículos e reduzir a poluição", defende o presidente da ABVE.
VE a bateria - VEB - a energia é fornecida por um conjunto de baterias que são recarregadas na rede elétrica. VE híbrido - VEH - a energia é fornecida por um gerador a bordo. VE de célula a combustível - VECC - é suprido por células a combustível, equipamento eletro-químico que transforma a energia do hidrogênio diretamente em eletricidade. VE ligado a rede ou troleibus - a energia é fornecida pela rede elétrica VE Solar - VES - a energia é fornecida por placas fotovoltáicas.
Histórico do VE As dificuldades tecnológicas e o preço baixo do petróleo permitiram a intensificação do uso crescente da combustão interna em todo mundo. As crises do petróleo dos anos 70 interromperam este ciclo, permitindo a retomada do veículo elétrico como opção de transporte. Esta nova situação influenciou a pesquisa e o desenvolvimento destes veículos também no Brasil que, nas décadas de 70 e 80 chegou a fabricar modelos de passeio e furgões. Os diversos fenômenos causados pelo aumento da poluição e emissões para a atmosfera que causaram prejuízos consideráveis às atividades econômicas e ao meio ambiente provocaram novas posturas. A ênfase centrada na eficiência energética, na harmonia ecológica e na justiça social sintetiza o conceito de Desenvolvimento Sustentado, emergente do Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum. Este documento subsidiou a RIO-92, na qual participaram 174 chefes de estado. Entre as convenções assinadas na ocasião constam: a Convenção da Biodiversidade, da Floresta, da Mudança Climática e ainda a Agenda 21. Esse evento desencadeou diversas pesquisas, desenvolvimentos técnicos, legislações, conferências no Brasil e no exterior, assim como novos tratados dos quais se destaca o de Kyoto.
|
|
Participe
desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil.
Fazendo sua assinatura, escrevendo e dando sugestões.
Folha
do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva,
Editora Ltda, SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Salas 717 e 719 - Centro
Empresarial Brasília - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil –
Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438.E
© Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta
página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita da Folha do Meio. |