Parque Serra Vermelha

Cerrado do Piauí pode ganhar um novo parque nacional

Tânia Martins, de Teresina

Está para nascer uma nova Unidade de Conservação no Piauí: o Parque Serra Vermelha. Uma moção do Conama solicitou ao Ministério do Meio Ambiente a formação de uma força tarefa para visitar a área do Cerrado piauiense onde será criado o parque. É importante que na área, nos limites dos municípios de Bom Jesus, Curimatá, Redenção do Gurguéia e Morro Cabeça no Tempo, ainda intocada, seja criado o novo parque nacional.

A área é de 273 mil hectares. Segundo o presidente da ONG Fundação Rio Parnaíba, Francisco Soares, as ameaças constantes ao bioma foi o motivo do pedido ao Conama. Segundo o assessor do Núcleo Cerrado e Pantanal do Ministério do Meio Ambiente, Havay Miranda Junior, a definição será conhecida ainda este mês, quando a Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável, estará reunida para definir um cronograma de criação de várias unidades de conservação no Cerrado brasileiro.
Miranda adianta que a área da Serra Vermelha deverá ser prioritária, devido às depredações que ocorrem na região. "Sabemos, por exemplo, da expansão do manejo da lenha para a secagem da soja, que vem comprometendo o ecossistema", afirmou.
Além do desmatamento, o tráfico de madeira e de animais silvestre é uma prática que ocorre há décadas naquela região. Atualmente, a área vem sendo reivindicada por uma multinacional quer pretende instalar o projeto "Linha Verde", que consiste na substituição do Cerrado pelo eucalipto para o fornecimento de lenha para a indústria de ferro gusa. 

folhadomeio@folhadomeio.com.br


 
Folha do Meio Ambiente


Pesquisa

 

 

Participe desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil.
Fazendo sua assinatura,  escrevendo e dando sugestões.

Folha do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda, SRTV Sul,  Quadra 701,Edificio Multi Empresarial - Bloco O - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil – Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438.

© Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta  página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Meio.