Aquecimento global

Maré humana: a verdadeira crise migratória

Emigração vai aumentar: 1 bilhão de pessoas fugindo de catástrofes naturais até 2050

Da redação

As conseqüências do aquecimento global não param de ser enumeradas pelos cientistas. Agora, em Londres, os cientistas foram categóricos: pelo menos 1 bilhão de pessoas vão emigrar até 2050, como conseqüência do aquecimento global que agravará os conflitos e as catástrofes naturais atuais, além de criar novas, adverte uma organização humanitária britânica.

"Maré humana: a verdadeira crise migratória" foi o título do documento publicado pela organização Christian Aid, ao lançar uma "advertência sem rodeios sobre o ritmo acelerado dos deslocamentos de população no século XXI". "A quantidade de pessoas que deixaram suas casas por causa dos conflitos, das catástrofes naturais e dos grandes projetos de desenvolvimento (minas ou represas) já é surpreendentemente elevada. Algo em torno de 163 milhões", segundo estimativas da própria associação. No futuro, as mudanças climáticas a farão crescer ainda mais esta crise, por isso há necessidade de uma ação urgente da comunidade internacional para reverter a situação.
Para John Davison, um dos autores do relatório, "no ritmo atual, 1 bilhão de pessoas se verão forçadas a deixar suas casas até 2050". Assim, completa o texto, a mudança climática terá como conseqüência uma intensificação dos fatores atuais de migração forçada e acelerará a "crise migratória emergente". "Estimamos que a migração forçada é, agora, a ameaça maior para as populações pobres nos países em desenvolvimento", disse Davison.
A Christian Aid , que publica este documento, é uma ONG criada para ajudar os refugiados da Segunda Guerra Mundial.

folhadomeio@folhadomeio.com.br


 
Folha do Meio Ambiente


Pesquisa

 

 

Participe desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil.
Fazendo sua assinatura,  escrevendo e dando sugestões.

Folha do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda, SRTV Sul,  Quadra 701,Edificio Multi Empresarial - Bloco O - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil – Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438.

© Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta  página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Meio.