Agencias Parceiras:
Propeg Comunicacao
Agência Plá
DPZ


O museu do ninho

 

Emerson Ferreira Macial (*)

Emerson Ferreira
 Macial(*)

Ao longo dos anos, venho observando o comportamento dos pássaros. Seu cantar, suas andanças e, sobretudo, tudo a respeito sobre a confecção de seus ninhos que são verdadeiras obras de arte. Depois que as aves criam seus filhotes, em geral elas abandonam os ninhos. Aí eu recolho-os e levo para um local perto de minha casa que passei a denominar O Museu do Ninho. Criei justamente para mostrar aos visitantes a delicadeza e beleza de cada ninho. As pessoas, sensibilizadas, passam a cuidar e a respeitar melhor os passarinhos.
Gosto sempre de fazer uma analogia entre as aves e nós seres humanos. Observo que entre esses ninhos há uma diferença muito grande em relação a arquitetura e o tipo de material utilizado. Cada espécie tem suas peculiaridades em conforto e segurança contra os predadores. Importante e curioso é saber que todas as aves tem o mesmo acesso aos materiais na natureza, mas os ninhos são tão diversos.
Ai vem minha comparação com uma pergunta: se dividirmos toda a riqueza do mundo em partes iguais para todos os habitantes do planeta, por quanto tempo ela continuará igual na posse de cada um?
Minha conclusão: dentro da própria natureza existem classes sociais e culturas diferentes. Diversidade! Assim, para que todos tenham um mundo melhor precisamos apenas limitar as riquezas dos grandes e respeitar a forma como cada pessoa quer viver.


(*) Emerson Ferreira Macial é um empresário preocupado com seus negócios e com a natureza. Apicultor em Soledade de Minas, 10km de São Lourenço, no Circuito das Águas de MG, onde tem uma pousada rural. Emerson dedica a maior parte do tempo às abelhas, “este abençoado inseto tão importante na natureza”.

Pousada Doce Recanto
www.docerecanto.com.br



 
Folha do Meio Ambiente


Pesquisa

 

 

Participe desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil.
Fazendo sua assinatura,  escrevendo e dando sugestões.

Folha do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda, SRTV Sul,  Quadra 701,Edificio Multi Empresarial - Bloco O - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil – Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438.

© Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta  página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Meio.