Agencias Parceiras:
Feeling Comunicação
Agência Plá
Salles Chemistre
Master Comunicação
Quê Comunicação
Agência Nacional


Colaboração

Telemedicina nas aldeias indígenas

Brasil e Canadá realizam missão conjunta para levar saúde a áreas remotas

Márcia Turcato, de Brasília

A experiência dos ministérios da Saúde do Brasil e do Canadá de levar saúde a aldeias indígenas e locais de difícil acesso, também auxiliará o governo do Haiti na reconstrução de seu sistema de saúde, fortemente abalado com o terremoto ocorrido em janeiro. Em prosseguimento as ações conjuntas relacionadas ao uso de ferramentas de telemedicina, autoridades brasileiras participaram em Vancouver de um encontro técnico para discutir iniciativas de cooperação.

Os principais objetivos estratégicos da cooperação conjunta são:
 1) Estabelecer as bases para um relacionamento contínuo e mais formal com a informática em saúde do Brasil e as entidades envolvidas com o programa.
2) Aproveitar a cooperação entre o Brasil e o Canadá, em curso, no domínio das normas, arquitetura e apoio prestado em países em desenvolvimento.
3) Definir áreas-chave do acordo de trabalho conjunto e atividades de parceria na área de Telessaúde.
A experiência Brasil/Canadá também poderá ser aplicada no Haiti como forma de apoiar a recuperação de seu sistema de saúde.

Ianomani

Uma das iniciativas da missão Brasil/Canadá foi uma visita a comunidades da etnia Ianomani, em Roraima, em março, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências nas áreas de Telessaúde e de Saúde Indígena entre os dois países.
A equipe da missão Brasil/Canadá participou de intensa agenda de atividades divididas entre Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Iauaretê, no Amazonas, além de Boa Vista e Xitei, em Roraima.
A iniciativa permitiu que os profissionais de saúde do Brasil demonstrassem os importantes esforços de extensão de cobertura do SUS e o aprimoramento da qualificação da assistência à saúde oferecida às populações remotas, especialmente indígenas, propiciadas pelo programa de Telessaúde Brasil no Amazonas.



 
Folha do Meio Ambiente


Pesquisa

 

 

Participe desse esforço por uma melhor qualidade de vida. Como? Muito fácil.
Fazendo sua assinatura,  escrevendo e dando sugestões.

Folha do Meio Ambiente é uma publicação da Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda, SRTV Sul,  Quadra 701,Edificio Multi Empresarial - Bloco O - CEP 70340-907 - Brasília-DF, Brasil – Fone: (61) 3322-3033, Fax (61) 3226-4438.

© Copyright 2001 Folha do Meio Ambiente Cultura Viva, Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta  página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do Meio.